O que é o Risco Brasil?




O risco país é um termo que ficou bem conhecido nos noticiários atuais. Devido a instabilidades políticas e econômicas o aumenta-se o risco de um negócio com aquele país. Nesse ponto, leva em consideração o risco político, risco econômico e vários outros riscos que não são facilmente mensurados.

O risco país pode ser mensurado pelo índice conhecido como Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) e ele mede o grau de "perigo" que um país representa para o investidor estrangeiro.

Este indicador se concentra normalmente em países emergentes. Os dados são comparativos com outros países, e dessa forma é possível comparar com o risco de outros países como Rússia, Bulgária, Marrocos, Nigéria, Filipinas, Polônia, África do Sul, Malásia e outros. Esses dados também são levados em consideração no cálculo dos índices.

De acordo com Ipeadata, o EMBI+ é um índice baseado nos bônus (títulos de dívida) emitidos pelos países emergentes. Mostra os retornos financeiros obtidos a cada dia por uma carteira selecionada de títulos desses países. A unidade de medida é o ponto-base. Cem pontos-base equivalem a 1%. Os pontos mostram a diferença entre a taxa de retorno dos títulos de países emergentes e a oferecida por títulos emitidos pelo Tesouro americano. Essa diferença é o spread, ou o spread soberano. O EMBI+ foi criado para classificar somente países que apresentassem alto nível de risco segundo as agências de rating e que tivessem emitido títulos de valor mínimo de US$ 500 milhões, com prazo de ao menos 2,5 anos. 

De acordo com a metologia, também se calcula, em separado, a oscilação diária do preço dos títulos de cada país participante. No caso brasileiro, trata-se do índice EMBI+ Brasil. A imprensa acostumou-se a chamá-lo de Risco-Brasil e o utiliza como termômetro da confiança ou desconfiança do mercado financeiro nos rumos da economia nacional.

A disseminação do índice como referência de confiança deu ao EMBI+ uma conotação política que não estava contemplada em sua ideia original. Afinal, o cálculo foi criado exclusivamente para abastecer os investidores com dados objetivos.

O fato é que autoridades financeiras se ressentem com interpretação e repercussão políticas quando o índice cai muito é não e raro que o EMBI+ seja confundido com as notas dadas aos países pelas empresas de classificação de risco.

É importante lembrar, que na verdade, as ferramentas de classificação de risco e probabilidade de defaut (rating) são totalmente diferentes do Risco-País. 


Entre em contato conosco:

Está com dúvida de qual o seu perfil de risco?

contato@paulomoises.com
paulomoises_silva@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages